Às vezes um relacionamento pode estar tendo um desencontro no quesito sexual. No novo Respostas para Relacionamentos falamos sobre quem está evitando sexo.

Passa por uma situação assim? A gente explica alguns possíveis motivos e soluções.

Respostas para Relacionamento: Evitando sexo

Isso pode ser implicado por várias e várias situações e em também nos mais diversos estágios da relação.

Segundo a pesquisa do portal The Conversation, 40% das mulheres adultas entrevistadas evitaram sexo em algum momento da vida e que 19% dos adultos não praticam sexo.

Os números são altos e aqui temos algumas das razões listadas pelos especialistas.

As razões

Problemas médicos

No topo da lista de principais motivos de quem evita, saúde é a número #1. Sexo, em primeiro lugar, é nosso corpo com o de outra pessoa.

Diminuímos o número de práticas sexuais em vários casos que afetam o bem-estar: Dores em geral, diabetes, doenças cardíacas, dependência de substâncias, insônia e obesidade.

Além de que menos hormônio significa menos sexo. O que nos leva para o próximo tópico.

Falta de líbido

O segundo principal problema sexual listado é a falta de procura por prazer sexual. Medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos podem diminuir libido, decrescendo os desejos e evitando a prática.

Baixos níveis de hormônio, como dopamina e serotonina, também.

Fatores emocionais

Isso vale para o todo casal, existem momentos que o emocional está abalado. Isso fala muito sobre a pessoa se sentir solitária mesmo tendo um parceiro. Essa verdadeira desconexão afeta o desempenho sexual.

Outros aspectos psicológicos são importantes, como vergonha do corpo, da idade e até ter uma sensação de culpa. Tudo isso pode ser intermediado e resolvido com apoio de profissionais da Psicologia.

As respostas

Não compare

A situação do teu amigo e da namorada dele é diferente. A sua própria situação anos atrás é diferente. Cada caso é um caso e precisa ser tratado como um fato isolado.

Conversem

Sexo durante qualquer relacionamento também é feito a partir de conversa. O diálogo é parte essencial, tanto para discutir o motivo de evitar sexo, quanto para todo mundo sair satisfeito. Pergunte e conte.

Sexo culturalmente já é tabu, problemas sexuais mais ainda. Não deixe que vire um tabu para vocês também.

Especialista

Sei que para alguns parece uma ideia absurda, mas é a melhor forma de ajudar. Quando você tem um problema com a pia, chama o encanador, não?

Para problemas sexuais existem médicos (ginecologistas e urologistas), terapeutas e sexólogos. Então faça bom uso dos especialistas.

Deu para ter uma boa noção do que fazer nesse caso, né? Aproveita e leia mais do nosso conteúdo sobre Relacionamentos.

Veja também

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin