Quer um sorrisão de Hollywood? O melhor é começar pelo básico, que (ainda) muitos não fazem. Então saiba os cuidados para a higiene e saúde bucal.

5 dicas para higiene e saúde bucal

1. Escovação diária

É até bem óbvio, mas garanto que não tão óbvio assim. A mais recente pesquisa do IBGE aponta que quase metade dos brasileiros não faz o uso completo da higiene bucal diária: escova, pasta de dente e fio dental.

A troca de escovas de dente também é necessária de três em três meses. Primeiramente pelo acúmulo de bactérias e, em segundo lugar, pela deformidade das cerdas que deixará de limpar corretamente todos cantos dos dentes.

Para evitar todos tópicos citados a seguir, o mínimo é fazer três vezes ao dia e com os três itens.

2. Alimentos que mancham

A pigmentação excessiva ou a acidez de alguns alimentos pode causar manchas no esmalte do dente. O que ocasiona também aquela aparência amarelada. O Top 10 de alimentos que mancham são esses:

  1. Café
  2. Açaí
  3. Refrigerante
  4. Vinho Tinto
  5. Catchup
  6. Shoyo (molho de soja)
  7. Suco de uva
  8. Limão
  9. Beterraba
  10. Chá

Por mais que açúcares e carboidratos sejam considerados vilões, alimentos também podem ser aliados para a saúde bucal. Por exemplo, uma dieta rica em fibras (feijão, grãos e cereais) fortalecerão seus dentes e sua gengiva.

3. Evitar mau hálito

O mau hálito costuma ser causado pelo excesso de bactérias que se acumulam naturalmente. É ideal fazer a escovação ao menos três vezes ao dia, incluindo a língua. Caso isso continue mesmo com a higienização, podem ser problemas de estômago ou bucais.

Já escovou os dentes e viu sua gengiva sangrando? Esse é um sinal de gengivite, causada pela placa bacteriana e tártaro – o que pode não cheirar muito bem também.

O indicado é limpeza profissional e, novamente, a limpeza diária.

4. Cuidados (ainda mais) sérios

Precisamos cuidar com doenças mais sérias que podem se desenvolver na boca, que afetam os lábios, bochechas, gengivas e dentição. Uma das principais doenças que afeta essas áreas é o câncer bucal.

Os maiores causadores do câncer na boca são hábitos como alcoolismo e tabagismo. Estudos da Universidade da Califórnia apontam que oito em cada 10 casos da doença são pacientes fumantes. Um dado que assusta e, realmente, deve assustar.

Ainda assim o diagnóstico precoce é mais fácil, necessitando tratamento imediato. O que nos leva ao próximo tópico.

5. Visitar seu dentista

Finalmente chegamos a mais uma dica bem simples, consultar um profissional. Quaisquer dúvidas sobre limpeza e saúde bucal será esclarecida. Além de efetuar a limpeza que você não consegue fazer em casa e demais procedimentos.

Agora tá garantido um sorriso bonito, bem cuidado e cheirosão. Enquanto escova os dentes, leia os artigos de saúde do Hora do Homem!

Leia mais

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin