Em uma recente conversa com meus amigos essa questão apareceu: ser ex-marido e ex-mulher traz uma relação complicada. Também não sabe o que fazer pós-casamento? Separamos 5 dicas para colocar em prática depois da separação.

Entre a história de vocês, brigas catastróficas e uma divisão de bens, ainda são pessoas que se amaram e hoje merecem o melhor um do outro.

Aqui vão as principais dicas dos terapeutas e especialistas em relacionamento.

E depois da separação?Depois da separação, como manter uma boa relação com ex

1. Empatia

Se coloque no lugar dela, sempre. Não faça aquilo que não gostaria que fizesse contigo e também não faça qualquer coisa movido por revanchismo. Isso não é positivo para ninguém.

Para qualquer uma das dicas a seguir, será necessário que exerça a empatia. Ainda mais agora que o espaço para diálogo não é como antes.

2. O que passou, passou

Vocês podem tranquilamente conversar sobre o que aconteceu entre vocês, mas sempre em tom de se resolver. Sem cobranças, sem discussões, sem apontar dedos.

Até porque muitas dos problemas não têm mesmo mais solução. Um lugar neutro, como um café, pode render uma conversa franca.

Apenas não torne um hábito sempre falar sobre passado, ele ficou para trás. Perdoe de verdade ela pelo o que aconteceu; perdoe você mesmo pelo o que fez, faça as pazes com isso.

3. Saber separar as coisas

É quase piada pronta nesse caso, mas nós precisamos saber que existe um pós-vida. Elencamos os principais tópicos que precisam ser separados.

Filhos

Depois da separação, como manter uma boa relação com ex

O bem mais importante, para ambos. Normalmente com filhos é que a situação fica ainda mais delicada. É bom que lembrem de separar a história que vocês tiveram da educação do filho de vocês. Uma coisa é ver ela como ex, outra é ver ela como mãe de seus filhos.

Se a guarda é dela, se faça presente, ligue para eles e mostre preocupação. Divida as tarefas e lazer da melhor forma possível para eles. Se a guarda é sua, deixe ela participar da educação e lembre-se: alienação parental prejudica o desenvolvimento da criança.

Família

Vocês dividiram finais de semana, datas comemorativas e talvez até casa com os familiares uns dos outros. Não existe problema em manter contato com sogros, cunhados e outros parentes dela, é até muito legal quando dosado.

Animal de estimação

Se vocês são do tipo de casal “pais de pet”, isso pode ser uma questão que apareça. Normalmente o animal já tem um dono dentro de casa, por conta de um ter sido dado de presente, maior afeto ou o que for. Nós criamos um carinho pelos animais, se ficar com a outra pessoa ainda poderá receber vídeos ou fazer eventuais visitas.

Amigos

Vocês passaram esse tempo juntos e é muito provável que dividiram amizades. Quando o assunto são os amigos, vocês podem acabar frequentando os mesmos lugares e precisará de maturidade para essas situações. Outro fator é lembrar seus amigos de que não quer ouvir muito sobre ela, se isso for te fazer sentir melhor.

4. Seguir em frente

Sabe aquilo de “desejo que você seja muito feliz”, que seja verdadeiro. E isso, acredite, pode ser até difícil. Para algumas pessoas é complicado ver o outro ter uma vida boa sem que esteja por perto.

O tempo vai passar, vocês vão crescer, mudar e seguir com a vida separadamente. Seja em uma divertida vida de solteiro, em outro relacionamento ou com sucesso profissional – inveja, rancor e ciúmes só irão te atrapalhar.

E, acima de tudo, você precisa seguir em frente. Superar o que aconteceu (deixar para trás) e se permitir ter novas experiências. Desde voltar a fazer algo que gostava muito, conhecer novos lugares e sair com outras pessoas.

5. Distanciamento

De férias com a ex Depois da separação, como manter uma boa relação com ex

Vocês podem ter um relacionamento amigável, mas uma distância saudável fará bem para os dois. Ainda mais saudável se o término foi recente, com o tempo vão entender o espaço que devem ocupar na vida um do outro.

Agora sabe o que fazer depois da separação, temos mais artigos do Resposta de Relacionamento.

Veja também

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin