A corrida de rua tem conquistado o coração do brasileiro e se tornado uma das práticas favoritas. Mas, como todo cuidado é pouco, vale a pena se informar sobre a aeróbica.

Pra você não ter nenhuma lesão ou ficar de mau jeito, o Hora do Homem se reuniu com treinadores pra descobrir melhores dicas de como começar a correr. Acompanha a gente!

Como começar a correr

Homem se preparar para começar a correr com relógio e aplicativo Como começar a correr 3 dicas dos especialista em corrida de rua

(Foto: 123RF)

Postura para correr

Ajeitou postura? Não precisa ser nenhum Usain Bolt para correr na rua, mas dá pra tirar algumas lições dos medalhistas olímpicos. Para não abusar de nenhuma parte do teu corpo, segue o manual:

Pés, tornozelos e joelhos: Na aterrissagem, o pé encosta no solo com a parte da frente (antepé) ou com o meio dele. Os tornozelos precisam estar relaxados para amortecer, permita que eles dobrem. Quem não pode sofrer o impacto da corrida é seu joelho, então lembre de deixá-los flexionados com suavidade.

Braços e tronco: Importante para a postura do corredor é o tronco, se projetando para a frente. Não balance muito, o movimento dos braços é em forma de pêndulo alternando um e outro. Mantenha cotovelos com inclinação de 90º.

Cabeça, ombros e pescoço: Olhando para linha do horizonte, não abaixe a cabeça. Manter o pescoço ereto ligeiramente para frente, como o tronco. Mesmo assim os ombros devem estar relaxados, abandone a tensão.

E não esqueça a dica de ouro: a inclinação do seu corpo começa pelo tornozelo, não pela cintura!

A roupa e tênis certo

O treino precisa de roupas confortáveis, leves e que facilitem na eliminação do suor. Não tem segredo. Para a parte de cima camiseta leve ou regata. E, para a parte de baixo, shorts de poliéster e poliamida. Esses tecidos transpiram melhor e não ficam encharcados.

O tênis é peça-chave, porém, ao contrário do que as marcas mais caras preguem, você não precisa das opções mais tecnológicas no início. Para começar a correr as peças básicas servem, porém sempre priorizando calçados que amorteçam o impacto. Enquanto seu treino for ficando mais pesado, você encontra o par perfeito para seu pé, passada e tipo de corrida.

Quanto as meias, evite algodão. O tecido acumula suor e, com isso, pode causar bolhas. Novamente, o poliéster e a poliamida te ajudarão nesse sentido.

Leia também: Quer emagrecer? Conheça os esportes que te fazem perder mais caloria

Quilômetro, marcas e evolução

Runkeeper, Runtastic e Nike+ Run Club. Hoje estamos cheios de aplicativos de corrida que, com o GPS, nos ajudam a traçar os passos do treino. Os dados de tempo de treino, distância percorrida (quilômetros) – existem opções mais centradas justo em bater metas de treino. E, como boas redes sociais, o legal é compartilhar com seus amigos, pegar dicas e se informar sobre o universo. Assim fica bem mais fácil e tem motivação.

Agora que sabe como começar a correr, não tem mais desculpa. Qual tipo de gostaria de ver por aqui, conta pra gente!

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin