Acho muito difícil qualquer pessoa que usa smartphone não ter se deparado com a notificação “Armazenamento cheio”. Já se estressou muito com isso? Por isso mesmo trazemos esse manual de como esvaziar memória do celular.

Prometo que as dicas são bem leves!

Como esvaziar a memória do celular?

Os aplicativos Lite

Uma opção para quem não tem muito espaço sobrando é baixar a versão Lite dos apps, que trazem o mesmo serviço em formato mais leve.

Para usuários de Android, existe uma lista de aplicativos mais usados que possuem essa alternativa, incluindo Uber Lite, Spotify Lite, Twitter Lite, YouTube Go e demais serviços da Google. Os aplicativos Facebook Lite e Messenger Lite são únicos disponíveis tanto no iOS (Apple) e Android.

Armazenamento cheio Esvaziar memória do celular é fácil com essas dicas aplicativos lite twitter

Outro bônus da versão compactada é que poupa os dados móveis, dessa forma também economizando sua franquia de 4G.

Não salve TUDO

Pera aí, não precisa deixar tudo ir para a memória do teu celular. Uma forma de evitar é não deixar que alguns aplicativos salvem tudo direto, como é o caso do Whatsapp. Você tem como desativar que as fotos e vídeos recebidos vão direto para sua galeria.

Aqueles vídeos de 3 minutos ou mais que você queria ver só uma vez não precisam estar lá. Para evitar isso busque os “Ajustes” dentro do Whatsapp e, na aba “Conversas”, desative o download automático.

Limpar cache

O depósito temporário de arquivos é feito para carregar mais rápido algumas funções, assim como nossa cabeça faz com memórias de curto prazo. Mas o problema é quando todos os aplicativos querem usar seu cache, daí é bom limpar.

Para os usuários de Android é necessário ir em “Configurações”, em seguida, clicar em “Armazenamento” e “Dados memorizados”. Remova todo cache armazenado, isso não afetará seus arquivos como fotos, vídeos e mensagens.

No caso da Apple muda de versão para versão, confira o reboot do iPhone 8 e iPhone X.

A famosa nuvem

Seja qual for o sistema de nuvem ele será o principal parceiro na hora de livrar a memória do seu dispositivo. No caso de imagens, o Google Fotos oferece uma memória infinita e gratuita – disponível para Android e iOS. Ainda que exista a nuvem oferecida dentro do próprio celular.

Confira algumas outras ótimas alternativas gratuitas e pagas.

Ainda é possível apagar todos os arquivos que estão na memória do celular e deixar apenas na nuvem. Se você tem um bom plano de internet, essa é a melhor opção. E não vai perder nada!

Outras dicas preciosas

Principalmente para usuários de Android, existem boas opções para deixar seu celular mais rápido. O canal Diolinux explica algumas funções de limpeza de cache, aplicativos em segundo plano e hibernação do “Greenify”.

Anotou e está pronto pra limpeza? Enquanto deixa os apps fazerem o trabalho, leia mais artigos de Tecnologia.

Veja também

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin