Além de projetos pontuais como a Campanha do Agasalho, datas e desastres naturais, existem diversas  causas de trabalho voluntário para fazer parte.

Separamos quatro áreas que podem ser exploradas em quase todas as cidades do país. Assim não tem desculpa!

Trabalho voluntário

Prioritariamente, estamos falando de causas sociais que lidam com dificuldades diárias. Por isso é importante que o trabalho voluntário escolhido faça sentido para você, seja feito de bom grado e com as melhores intenções.

1. Atenção e afeto

Trabalho voluntário no currículo 5 causas para fazer parte já! criança adoção

É muito comum associar o trabalho voluntário a esses dois grupos específicos, mas existem diversas formas de ajuda. Crianças, adolescentes e idosos que necessitam de apoio e “padrinhos” que estejam lá por eles.

O site Padrinho Nota 10 ajuda a encontrar uma Casa-Lar mais próxima para poder oferecer essa ajuda, seja de afeto, financeira ou para uma efetiva adoção.

2. Esporte e cultura

Trabalho voluntário no currículo 5 causas para fazer parte já mutirão escolhinha de futebol ong

“38% dos jovens brasileiros não estão no Ensino Médio e nem no trabalho, a pergunta é: onde eles estão?”, é o questionamento que abre o documentário “Nunca Me Sonharam“. As juventudes brasileiras têm diferentes oportunidades, isso é de consenso geral.

Organizações que promovem atividades culturais (aulas de música, dança, teatro) e esportivas (escolinhas de futebol, aulas de judô) são motor para comunidades marginalizadas. Um investimento no futuro do país: nossos jovens.

3. Mais que acessibilidade

Corrida-de-rua-Abertura

Projetos como o “Pernas, pra que te quero” tem pipocado por aí, nesse em específico convidando corredores de rua a proporcionar momentos especiais. Ganhou sua versão em diversas cidades do país.

Outra opção são aplicativos que emprestam seus sentidos a quem precisa, a exemplo do Be My Eyes. Esse app te conecta com deficientes visuais para ajudá-los em pequenas ações, como ler prazo de validade em uma compra ou descrever uma imagem da internet.

4. O planeta, literalmente

Trabalho voluntário no currículo 5 causas para fazer parte já mutirão lixo praia

Em defesa da fauna e flora brasileira, as lutas pelo meio ambiente pensam no futuro do planeta. De limpeza de praias até ações de impacto social, tudo isso pode ajudar o meio ambiente. No aspecto mais urbano, cachorros e gatos em situação de rua fazem parte da luta pelos animais.

Trabalho voluntário no currículo 5 causas para fazer parte já abrigo de cachorros animais abandonados adoção

Resgate de animais vítimas de abandono, situações precárias ou maus tratos, oferecendo abrigo, recuperação e possibilitando a adoção. Essa é uma atividade que vem ganhado muito espaço no trabalho voluntário.

Essas são só quatro ótimas ideias para começar a fazer o bem, mas as atividades são infinitas. Tem alguma para indicar? Deixe nos comentários!

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin