Evitar dores de cabeça é tudo que precisamos. Se quando esquecemos a CNH em casa dá problema e o celular está sempre no bolso, a solução é bem simples. Explicamos aqui como conseguir a Carteira de Motorista digital!

Carteira de Motorista digital

1. Do papel para a web

O primeiro passo para conseguir essa facilidade é algo que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) já disponibiliza. As carteiras emitidas de 2017 para cá têm o QR Code – aquele quadrado que é lido pela câmera do celular. Utilizando a CNH física (em papel) a função já é liberada.

2. O cadastro

Dentro do portal de serviços do Denatran você preencherá o cadastro, que deve ser confirmado no posto do Detran mais próximo. Caso já tenha seu Certificado Digital poderá realizar a confirmação via internet.

Feito isso, solicite seu código de ativação para a versão eletrônica da CNH.

3. Aplicativo

Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível na App Store e PlayStore, é possível fazer login com o usuário cadastrado. Ao entrar pela primeira vez é necessário o uso do código de ativação.

Pronto, aqui já terá sua Carteira de Motorista digital por meio do aplicativo.

4. Mais detalhes

Para o que precisar, o aplicativo dá acesso ao seu documento válido (frente e verso), QR Code, compartilhamento via WhatsApp e e-mail. Também só valida uma única Carteira de Motorista por vez, então não adianta tentar cadastrar duas CNH.

5. Sem internet

Calma, calma, sem internet você está garantido. Caso seu pacote de 4G te deixe na mão, você conseguirá utilizar o aplicativo da mesma forma. A funcionalidade off-line (sem internet) é garantida, o único momento que precisará estar conectado é no momento do cadastro.

Agora que tem sua CNH mais fácil, leia outros artigos automobilísticos no Hora do Homem.

Leia também

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin