Lei Seca? Blitz? Nada disso é necessário quando teu próprio carro evita direção perigosa (e multa), sim, os carros autônomos permitem um novo futuro e você precisa conferir.

Pode parecer chato, mas é a lei e até tua vida não é mesmo? Sem dirigir bêbado, sem celular e sem sono, confira as novidades tecnológicas para a segurança no volante.

Sem multa, sem direção perigosa

Eles estão longe de ser um Herbie 53, mas já conversam bastante. Confira os carros que vão te cuidar mais que você mesmo:

Eita, bocejei

Calma, a boca aberta de sono não vai te obrigar a parar o carro. Sistemas já presentes em carros analisam se o motorista estava desatento, passando por faixas de pedestre ou semáforos. Existem também aplicativos, como o Drive Awake do vídeo, que identificam se os olhos do motorista estão se fechando ou realmente fechados, emitindo um alerta bem alto. Acorda, fio!

Bloqueador de celular

Pensou mesmo que a coisa mais chata eram os carros que apitam sem cinto de segurança? O Racelogic Touchlock só falta te dar um tapinha se você usa celular no volante. Quando colocado na frente do carro, no momento que qualquer pessoa no banco do motorista utilizar o Touch celular é bloqueado.

Simples assim. Se não é motorista pode mexer no Spotify e Maps à vontade. Assim quem tá no volante só usa comandos por voz.

Nessa idade é complicado

Hora do Homem Novas tecnologias de direção perigosa e multa

(Foto: Quatro Rodas)

Existem tipos de motorista que até os seguros cobram mais caro, como adolescentes, recém-habilitados e idosos. Pensando nisso já existem sistemas que ajudam a ficar de olho no motorista. O aplicativo novo da GM consegue controlar limite de velocidade, alerta de colisão, frenagem de emergência e instabilidade no controle. Consegue listar os barbeiros que infringiriam pelo menos duas, né?

Se beber, não dirija (nem ligue o carro)

Em menos de um segundo, teu carro já sabe seu teor alcoólico. Por meio de um sensor no volante de toque (transpiração) e de ar (bafo) ele consegue analisar se alguém está bêbado ou não. Daí nem liga o carro.

Ainda assim, sempre tem sem noção que vai burlar e ainda dirigir de forma perigosa. Mas é um bom e avançado começo pra esse pensamento mudar e escolher sempre o motorista da rodada.

E, aí, acha que as medidas resolvem ou não? Comenta com a gente?

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin