A Vasectomia é uma cirurgia que tem como objetivo a contracepção, ou seja, não engravidar. Esse método ainda causa muitas dúvidas no homem, é importante conhecer o procedimento e esclarecer essas dúvidas. Ela pode ser realizada gratuitamente através do SUS, mas é preciso ter dois requisitos: + de 35 anos e pelo menos dois filhos. Caso queira fazer em uma clínica particular, também há essa possibilidade. A cirurgia fica em torno de R$ 500,00 a R$3.000,00, e pode ser feita em qualquer homem maior de idade que não deseja ter filhos.

Antes de tudo, precisamos explicar como é realizada a cirurgia. O médico irá cortar os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos para o pênis, estes são chamados de: Canais deferentes. Ou seja, quando os espermatozoides não serão liberados durante a ejaculação e, consequentemente, a gravidez será evitada.

tua saúde - vasectomia

Reprodução: Tua saúde

Mitos x verdades

1. É reversível?

Verdade, a cirurgia de vasectomia é reversível. É importante que o homem tenha certeza que deseja fazer o procedimento, pois a reversão não possui 100% de sucesso nos casos, ou seja, pode ser que não funcione.

2. Modifica ou prejudica o pênis?

Mito, esse procedimento é realizado no escroto, ou seja, não interfere na função e no próprio pênis.

3. Existe ligação entre a vasectomia e o câncer de próstata?

Mito, não existem provas dessa ligação.

4. A cirurgia é dolorosa?

Mito, durante o procedimento o paciente recebe anestesia geral. No pós-operatório pode acontecer de o paciente ter algumas dores, mas nada muito grave.

5. Ainda são produzidos espermatozoides?

Verdade, o procedimento não impede a produção dos mesmos, apenas a passagem deles até o pênis. Eles não conseguem atravessar a “barreira” e acabam sendo absorvidos pelo corpo.

6. A vasectomia interfere na potência sexual e na ejaculação?

Mito, o procedimento não interfere em nenhuma função sexual, não interfere na ereção, na libido, etc.

7. Vasectomia é como castração?

Mito, ela não possui nenhuma relação com o procedimento. A retirada dos testículos é somente realizado em alguns casos de câncer na próstata.

Essas são algumas dúvidas que preocupam os homens em relação ao procedimento, mas lembre-se, essa é uma decisão muito importante, então procure se informar bem sobre como funciona. Afinal, como vocês viram apesar da cirurgia ser reversível o sucesso não é 100% certo.

 

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn