Você consegue se imaginar sem conexão WiFi em casa? Hoje em dia muitas pessoas já preferem o uso de notebooks e celulares conectados à internet pela facilidade, comodidade e praticidade. Por isso é difícil se imaginar sem esse tipo de conexão.

Mas, infelizmente, algumas vezes o sinal pode ficar fraco e apresentar alguns problemas na hora de conectar e alguns dos fatores são: aparelho de baixa qualidade, interferência de outros eletrônicos, mau posicionamento do roteador e, às vezes, até mesmo a distância entre seu celular/notebook e onde o aparelho está posicionado. Pensando nisso e no desespero que é ficar sem todas as barrinhas do WiFi, trouxemos algumas dicas para ajudar a melhorar e ampliar o sinal do seu WiFi.

Mantenha atualizado

Wifi GIF

Tudo que diz respeito a tecnologia está sempre em evolução, sendo necessárias diversas atualizações, e com aparelhos de WiFi não poderia ser diferente. Por isso a primeira dica é manter o sistema sempre atualizado. Você pode mudar a placa de rede mais antiga do seu computador por uma mais nova, sem gastar muito, trocando por uma compatível com a rede. Você pode também trocar o roteador ou ficar atento se o fabricante lançou alguma atualização para o software que você já possua.

Procure o melhor posicionamento

Primeiro, nunca deixe seu roteador no chão. Isso porque alguns pisos tem compostos como metais que podem reduzir a frequência do sinal. O mais indicado é que, mesmo que ele não combine com a decoração da sua sala, ele fique em lugar aberto e centralizado na casa. Assim o sinal se expande de forma mais ampla, com menos chances de haverem barreiras que diminuam a frequência. Também evite deixá-lo próximo de outros eletrônicos que interferem no sinal como televisores, computadores e assim por diante.

Repetidores de sinal

Blog Use GIF

Eles podem não ser a melhor solução, mas ainda sim dão para o gasto em alguns casos. Mas é importante saber que eles apenas vão repetir o sinal que receberem, ou seja, se a frequência estiver baixa, é ela que será repetida. Mesmo assim, você pode usar para atingir lugares mais remotos da casa.

Aumente a segurança

Mesmo que seu roteador possua uma senha, existe a chance de algum vizinho folgado estar roubando seu sinal, o que colabora para deixar a conexão lenta. O mais indicado é usar um padrão como o WPA, misturando sempre letras e números e estar sempre mudando. E, inclusive, evite usar algo que identifique seu sinal como “wifi de fulano”.

Reinicie com frequência

Com o uso contínuo é comum que você nunca reinicie o aparelho, entretanto é preciso, pois o aquecimento pode acabar deixando ele lento. Você pode tanto programá-lo para reiniciar com certa frequência, como fazer de forma manual também, pois isso ajuda a manter a “sanidade” do aparelho. Você pode também manter ele desligado em períodos que não estiver em uso, assim garante maior vida útil e que ele mantenha sempre o sinal bom.

Busque outros canais de transmissão

Best Gif Thumbs Up GIF

Roteadores trabalham com ondas de rádio, por conta disso é preciso que ele esteja em um canal de comunicação limpo para poder trafegar sem problemas, o que geralmente ocorre pela interferência de outros aparelhos. Você pode encontrar na internet alguns programas que podem resolver esse problema, descobrindo canais com menos uso que você pode reprogramar seu roteador para uma rede mais estável.

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin