Se você já assistiu aquele filme clássico AI – Inteligência Artificial, provavelmente como a maioria das pessoas, acreditou que toda aquela tecnologia aconteceria apenas em um futuro distópico. Entretanto, de lá pra cá ela vem se desenvolvendo de uma forma rápida, tão rápida que em alguns momentos ficamos bem impressionados.

No último mês saiu uma notícia que deixou todo mundo meio impressionado, meio doido, meio com medo: o Google conseguiu criar um robô tão inteligente que é capaz de fazer uma ligação telefônica para agendar um corte de cabelo, por exemplo, e ainda sim interagir como uma pessoa normal durante a ligação. Se você ainda não assistiu ao vídeo do Google Assistente, confira agora:

Além desse robô assistente, do outro lado do mundo, na China, foi noticiado que um robô com inteligência artificial acabou de ser contratado para ser apresentador de noticiário na televisão. O nome do robô é Chao Neng Xiao Bai e ele vai interagir com outros apresentadores humanos e analisar dados do jornal. Sua estreia na TV vai ser agora, dia 06/06/2018, e ele pode funcionar durante 12 horas seguidas, precisando de apenas 4 para ser recarregado. Esse é o primeiro robô chinês que irá trabalhar de forma mais significativa, visto que mesmo o país sendo campeão nessa área da tecnologia, os robôs que já foram empregados fazem tarefas comuns como escrever poesia.

Agora vindo para terras tupiniquins, a tecnologia também vem avançando por aqui. Quem foi adolescente nos anos 2000 com certeza teve aquela dificuldade de estudar quando estava em casa porque ficar no computador era mais interessante? Pois é. Os jovens de hoje não ficam longe disso, mas dessa vez uma plataforma, a Geekie One, foi criada para ajudar adolescentes a melhorarem seus planos de estudo. A ferramente reúne vídeos, textos e exercícios, além de fazer uma análise do desempenho de cada estudante baseado em suas tarefas realizadas, o que ajuda a fornecer recursos que vão ajudar os professores no preparo de suas atividades e avaliações.

artificial intelligence ai GIF by Westworld HBO

Por fim, indo para o campo jurídico, no último dia 01/06/2018, o Supremo Tribunal Federal anunciou sua nova ferramente de inteligência artificial carinhosamente nominada de Victor, para facilitar a tramitação de processos judiciais. O projeto ainda está em fase inicial, mas terá funções como ler recursos extraordinários para facilitar a aplicação de precedentes judiciais. De acordo com o STF, os primeiros resultados já serão mostrados em agosto desse ano ainda e o projeto está sendo realizado em parceria com a Universidade de Brasília.

Aos poucos, a tecnologia vai tomando conta de todos os nossos espaços sociais, seja para facilitar ou mudar a forma como lidamos e resolvemos nossos problemas. O que há uns anos parecia loucura, hoje já está mais perto de se tornar realidade. Na verdade, já é.

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin