Não é todo mundo que sabe o termo certo pros amantes das duas rodas. Mesmo assim quem entende já garante a diferenciação dos termos “Motoqueiro X Motociclista”. Entenda a origem e o “jeito certo” de falar.
Motoqueiro
Jaqueta de couro, barba, tatuagens e óculos escuro. Eu não preciso ser mais claro sobre a imagem que a palavra “motoqueiro” evoca. Ainda assim, ela costuma ser bem pejorativa entre os apaixonados pelas motos.
Normalmente ligada a quem não respeita as leis de trânsito, é petulante na direção. A má fama de barulhentos, arrancadores de retrovisor, inconsequentes e de, propositalmente, arranhar carros.
Ainda mais se seu paralelo for as gangues dos Estados Unidos, realidade que passou bem longe das ruas e estradas brasileiras.
Motoboy
Nos anos 80, os entregadores tiveram diferenciação crucial entre Bons Motoristas e Motorista Ruins. Atolados de prazos, grande parte dos motoboys que tirava proveito da agilidade na direção para se destacar nas entregas. Hoje já existe uma visão muito mais profissional e consciente.
Motociclista
Assim como muitos preferem ser chamados, o termo “motociclista” é de longe o mais adequado. Diferente das gangues citadas, o motociclista é comumente visto como o motorista consciente.
Mais que um meio de transporte, usa para lazer, encontros sociais e esporte. Não soa muito melhor que um baderneiro?
—
Coloca o “Born To Be Wild” pra tocar e bora dar um rolezinho daqueles, bem MOTOCICLISTA!