Filmes de faroeste futurista, cinebiografias de grandes artistas e uma adaptação de música do Legião. Curtiu, né? Porque esses são alguns dos temas tratados nos filmes que estão dando nova roupagem ao cinema nacional.
Confira sete dos principais longa-metragens brasileiros de 2019 e coloque em sua lista de filmes a assistir.
7 filmes que chacoalharam cinema nacional
1. Bacurau
O Brasil ganhou o Prêmio do Júri no importante Festival de Cannes com essa nova obra-prima. Em uma versão de velho-oeste futurista em pleno Nordeste, quando o pequeno povoado de Bacurau some do mapa e é invadido por turistas estrangeiros. Não é a toa que o diretor Kleber Mendonça Filho tem conquistado o apelido de “Quentin Tarantino brasileiro”.
Em cartaz, estreou nos cinemas do Brasil em agosto de 2019. Trailer aqui.
2. Kardec
Conhecer a história do francês que codificou o espiritismo é uma dinâmica que provou os cinemas daqui. O Brasil é a maior nação espírita do planeta, com mais de 3,8 milhões de seguidores da doutrina. Não é a toa que foi um sucesso de bilheteria, batendo de frente com filmes gringos como Detetive Pikachu e John Wick 3.
Estreou nos cinemas do Brasil em maio de 2019, disponível no serviço de streaming Looke. Trailer aqui.
3. Divino Amor
Já que o assunto é religião, o longa Divino Amor mostra o outro ponto. Em uma visão futurística à la Black Mirror, o Brasil do futuro de Gabriel Mascaro nos dá um filme diferente do que vemos por aqui.
Estreou nos cinemas em junho de 2019 e está disponível no YouTube. Trailer aqui.
4. Simonal
Dez anos após o memorável documentário Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei (2009), somos presenteados com uma cinebiografia de qualidade contando a história da grande voz da música brasileira. O filme se torna uma boa reflexão por tratar temas como DOPS e a indústria fonográfica.
Estreou nos cinemas em agosto de 2019 e está disponível no YouTube. Trailer aqui.
5. Minha Fama de Mau
Na cinebiografia do Erasmo Carlos (Chay Suede), a história da Velha Guarda é contada por uma versão nostálgica e bem atual. O filme bebe um pouco da fonte dos sucessos, Rocketman (2019) sobre Elton John e Bohemian Rhapsody (2018) sobre a banda Queen.
Estreou nos cinemas em fevereiro de 2019, está disponível no YouTube e Telecine. Trailer aqui.
Em breve nos cinemas
6. Marighella
Marighella nos traz para o centro da discussão sobre a ditadura militar, em específico, no ano de 1969. O filme dirigido por Wagner Moura ressignifica a história do deputado negro (Seu Jorge) que foi assassinado no período. O filme, que já foi lançado em Berlim, pode ter lançamento brasileiro adiado após duas recusas de ressarcimento pela Ancine.
O filme tem estreia prevista para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no país. Trailer aqui.
7. Eduardo e Mônica
Teve live-action da Turma da Mônica e agora uma adaptação da música do Legião Urbana. Em 2013, já tivemos “Faroeste Caboclo” e “Somos Tão Jovens”, agora o casal que fez o Brasil todo cantar sua história chega às telonas. Quem sabe a música decorada poderia passar antes na fila, né?
Ainda sem trailer oficial, o filme tem estreia prevista para janeiro de 2020. Trailer aqui.
—
Já assistiu algum deles? Comenta o que achou nos comentários do blog Hora do Homem.
Veja também
- Mickey para adultos? Veja tudo que sabemos da “Netflix da Disney”!
- RINDO PRA CAR*LHO: 5 melhores stand-ups completos no Youtube
- Massagem Sexy com Doce Gauchinha é vídeo para desestressar