Quem não gosta de saborear um bom prato, conhecer um novo restaurante ou até mesmo comer aquele hamburgão de 200g na sua hamburgueria favorita?

Mas o fato é que para muitas pessoas, não apenas comer, como também cozinhar é uma atividade prazerosa e que pode agregar muito, além de se tornar um hobby. Se você assiste ou já assistiu Master Chef, provavelmente percebeu que cozinhar pode ser uma atividade que traz diversas sensações e lições que você pode levar para a vida. Mas quais?

Desafio

Se você nunca foi para trás do fogão ou quase não se entende com ele, cozinhar pode ser um desafio e tanto. E assim como todo bom desafio, sua graça é tentar mesmo que dê errado, que queime, que abatume, que passe do ponto. Assim como na cozinha, tudo na vida é tentativa e erro, é fazer e fazer de novo até conseguir ficar daquele jeito que a gente espera que saia (ou pelo menos chegue perto, né).

Originalidade

Parte desse desafio é também ser original. Por mais que você copie a receita tintin por tintin, ela ainda sim vai ter seu jeito de preparar. E junto a isso, tem seu toque, seu tempero. E nesse tempero, estamos falando também em saber se destacar. Imagine o mercado de trabalho, você sendo um arquiteto tentando uma vaga com vários outros. Por que a empreiteira deve escolher você? Qual o seu diferencial? A originalidade é aquele toque especial, aquela pitada de sazon que vai deixar o prato muito melhor.

Não subestime

Goodfellas Cooking GIF

Fritar um ovo pode parecer a tarefa mais simples do mundo, mas ainda sim, uma casca pode cair lá dentro ou a gema passar do seu ponto ideal. Assim como todo o processo de execução de um prato na cozinha, você também precisa estar atento aos detalhes de uma tarefa fora dela. Não foque apenas nos passos difíceis, pois às vezes o mais fácil antes dele, pode mudar todo o resultado final. A dedicação ao todo pode garantir um banquete de lorde!

Seja persistente

Nada na vida vem fácil, infelizmente. Assim como falado no desafio, tudo requer persistência e determinação. Assim como um prato complexo e demorado, nossos sonhos e objetivos também podem ser e levar tempo e desempenho para se realizarem. Deixe as etapas acontecerem, se o resultado final não é o esperado, saboreie o momento, aprenda com o erro e tente novamente.

Assuma responsabilidade e consequência

Homer Simpson Cooking GIF

Suas claras em neve não deram certo e você acaba dizendo que é porque os ovos não estavam bons. É muito fácil e cômodo delegar nossa culpa a uma força ou pessoa exterior, mas infelizmente isso só prejudica a nós mesmos. Nos tornarmos bom em algo é também aceitar que erramos, reconhecer nossa falha e buscar melhorar. Tudo na vida é aprendizado constante!

Tenha estratégia e saiba se planejar

Dentro da cozinha, esses dois requisitos podem estar ligados em, por exemplo, montar um jantar para 10 pessoas. Você precisa de estratégia para saber como irá preparar e planejamento para poder otimizar seu tempo, a tempo do jantar estar pronto na hora certa. Esses quesitos são necessários na vida para você poder melhorar seu foco, enxergar todos os meios, destacar seus pontos fortes, trabalhar seus pontos fracos e assim por diante.

Trabalhar sob pressão e lidar com críticas

Panda Cooking GIF

Pode não parecer, mas ambos estão bem ligados também. Vamos usar novamente o exemplo do jantar para 10 pessoas. Você precisa lidar com o estresse e correria que é para poder entregar um bom resultado e, mesmo assim, ter em mente que pode ser que 1 das 10 pessoas não goste do prato. Saber lidar com a pressão, pode te ajudar a ir longe. Com as críticas, você pode melhorar cada vez mais.

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin