Por relacionamento nos referimos a sua comunicação diante do seu chefe, amigos e todo os outros colegas de trabalho. Por mais “normal” que pareça essa comunicação no dia-a-dia, ela ainda pode ser melhorada de forma a evitar conflitos e mau entendidos.

A forma como você se comunica pode indicar muito sobre a sua personalidade e sobre quem você é dentro do seu ambiente de trabalho. Além disso, a comunicação é a chave para você se beneficiar e conseguir alcançar as coisas tanto na vida pessoal quanto na profissional, ou seja, se for possível, por que não melhorar essa habilidade?

work place

Obviamente não existe uma fórmula secrete que vai fazer com que você se relacione bem com todas as pessoas a sua volta, mas existem pesquisas que mostram coisas simples que você pode fazer para melhorar a sua habilidade de se relacionar. Um bom exemplo disso podemos ver no livro “Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios” do autor Marcos Gross. Nele, o autor fala sobre como você pode melhorar o seu network e conseguir alcançar mais coisas dentro do local de trabalho.

De acordo com Gross, para que as coisas aconteçam no ambiente de trabalho e nos negócios, você precisa sair da sua zona de isolamento, precisa ler mais, conversar mais com quem esta a sua volta, se conectar e também permitir que as pessoas possam se conectar a você.

  1. O corpo fala
    Com certeza você já ouviu alguém falar isso e acredite, é verdade! Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia relatou que 55% das mensagens passadas são não verbais, 38% são pelo tom de voz e apenas 7% são verbais. No momento de transmissão de uma mensagem, todos os aspectos influenciam em como a outra pessoa vai receber e entender essa informação, ou seja, é importante você cuidar com a forma que se expressa. Uma dica do autor é praticar no espelho e prestar atenção na forma como está se expressando, de forma que não passe insegurança.
  2. Téte a téte
    Se você leu o tópico e não sabe o que significa, então pode deixar que vamos explicar! Sabe aquele bom e velho “cara a cara”? Então! Essa forma de comunicação ainda é a melhor de se conectar com as pessoas, ao invés de mandar um e-mail, convide a pessoa para uma reunião ou para um café para conversar.
  3. Atenção!
    Falar é muito bom, mas as vezes é necessário que você pare e preste atenção no que os outros estão falando. De acordo com Marcos Gross, quando você está em uma conversa e foca no que o outro está falando, isso passa uma mensagem positivamente para a outra pessoa. Então, saiba como se expressar até quando está ouvindo.
  4. Feedback
    Marcos relata que um dos maiores problemas da comunicação é que as pessoas não sabem dar e nem receber um feedback, desde expressões durante uma conversa até e-mail não respondidos. Todas essas ações mostram um desinteresse e um desentendimento do que está sendo falado. Então é necessário que você preste atenção nas pessoas ao seu redor e adapte a sua mensagem para que todos a recebam claramente.
  5. – Marketing pessoal
    Parece muito clichê mas acredite, faz toda a diferença. Gross fala que a qualidade da sua mensagem é como um cartão de visitas, então quanto mais você sabe se comunicar, melhor será a sua “marca” e as pessoas se lembrarão de você. Sair da sua zona de conforto e se conectar mais com as pessoas, mostrar um interesse  no que está falando pode ser uma medida muito eficaz para o seu relacionamento dentro do mundo dos negócios e até mesmo fora dele. Mas lembre-se, a forma não verbal de se expressar pode dizer muito mais sobre você do que a forma verbal.

Então saia da sua zona de conforto e se conecte com as pessoas a sua volta!

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin