Cuidar da saúde, fazer exames de rotina e ao indício de alguns sintomas ir ao médico não é atitude que agrade a maioria dos homens, porém, ficar atento a saúde é imprescindível para não vir a ter um problema maior.

Algumas doenças afetam mais aos homens do que às mulheres e, mesmo sem muita certeza científica, está certo que todo homem deveria cuidar ao ter alguns dos sintomas dessas doenças que elencamos abaixo.

Doenças cardiovascular

Até os 50 anos, a incidência de DCV é maior nos homens que são mais suscetíveis a alguns fatores de risco, como a hipertensão, o colesterol, o tabagismo, a diabetes, a obesidade e alcoolismo.

Além disso, estudo epidemiológicos e clínicos demonstram que as questões hormonais também influenciam para que os homens tenham maiores riscos.

Cálculo renal

Um dos responsáveis pelo cálculo renal é a diminuição do protetor dos estrogênios através da diminuição da excreção renal de cálcio, coisa que os homens que não possuem e que as mulheres perdem ao entrar na menopausa.

Tudo depende, claro, da região, clima, etnia e dieta, por exemplo, mas na Europa Ocidental já foi comprovado que a incidência de cálculo renal nos homens é maior.

Andropausa

Sim, você sabia que homens também tem menopausa? Sim, é comum, visto que com a idade a dose hormonal que o corpo produz vai reduzindo.

Os sintomas da andropausa surgem por volta dos 50 anos e incluem fadiga, alterações de humor e a diminuição do desejo sexual.

Agora, você deve estar se perguntando sobre o câncer de próstata, por exemplo? Como somente homens correm o risco de ter esse problema, optamos por não colocar na lista, simples assim.

 

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin