Sim, foi-se o tempo em que a cachaça era item barato, daqueles que você encontrava somente em botecos de beira de estrada infusionadas em cobras, escorpiões e, por que não?, frutas.

Hoje a cachaça brasileira é reconhecida internacionalmente e se dá ao luxo de ter preços que variam entre R$ 30 e 6 mil o litro, sendo tão apreciada quanto um bom vinho ou uísque, inclusive ganhando vez na era das harmonizações de petiscos com a bebidinha.

Caiu no gosto e não é pra menos, até porque, um dos motivos do sucesso da aguardente é o fato dela ser maleável às misturas, desde a clássica caipirinha, uma shot pura ou as saborizadas.

Sim, nos exemplos dos botecos de beira de estrada que já saborizavam a caninha com frutas e mais, hoje temos uma grande variedade de sabores e podemos fazer em casa. Quer ver como?

Ingredientes naturais

Qual sabor você gostaria de sentir ao tomar uma shot de cachaça? Frutas, ervas ou especiarias? Primeiro é escolher qual família de ingredientes você vai usar para curtir sua caninha. Veja alguns exemplos:

Ervas: pique com as mãos e use-as por inteiro, isso vale para os galhos também.

Frutas Cítricas: corte as frutas escolhidas em fatias finas, como limão, laranja, toranja…. Caso queira tirar um pouco do amargor, pode remover a película branca que envolve as frutas, porém, insira na cachaça tanto a casca quanto os gomos.

Especiarias: o ideal seria moê-las um pouco no pilão para liberar todos os aromas, porém, cuidado para não virar pó.

Tempo de infusão

Você sabia que para saborizar a cachaça é necessário deixá-la em ambiente escuro? Sim, a claridade queima a mistura e vai alterar o sabor.

O tempo para infusão é relativo, por exemplo, ao escolher frutas mais moles, a infusão é mais rápida, agora, se optou pelas especiarias, por exemplo, o tempo é bem mais longo.

Caso esteja misturando dois elementos diferentes, como ervas e especiarias, o ideal seria colocar a especiaria antes, visto que ela leva mais tempo para infusionar, cerca de 8 a 14 dias, e depois as ervas, que levam cerca de 1 a 3 dias.

As medidas

Antes de se aventurar nesse novo universo gustativo, é importante vários testes até conseguir o sabor ideal da cachaça saboriza que deseja, mas se você não tem tanto tempo, pois o evento já é nas próximas semanas, essas proporções podem te ajudar.

Frutas: a mesma quantidade de frutas e cachaça.

Ervas: dois terços de cachaça para um terço de ervas.

Especiarias: três quartos de cachaça para um quarto de especiarias.

E aí? Já deu vontade de começar a saborizar a sua própria cachaça? Pois cuidado que pode ser um caminho sem volta!

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin