Estresse, excesso de informação, noites mal dormidas, distrações fáceis… Nosso dia a dia está cheio de razões e coisas que nos fazem perder a concentração, atrapalhando nossos rendimentos sejam em estudos ou até mesmo em ambiente de trabalho. 

Muito se culpa a tecnologia como uma distração mais comum, entretanto, quando usada com bom senso ela pode se tornar aliada na hora de manter o foco em alguma atividade rotineira. Todo mundo sabe o quão bom é aquele momento em que a gente para pra checar as redes sociais e responder a gata no whatsapp, mas para algumas pessoas esse hábito se tornou um vício prejudicial sendo desperdício de tempo e energia e segundo a especialista em neurociência, Carla Tieppo, acabamos perdendo 23 minutos cada vez para retomar as atividades.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples para melhorar sua capacidade de concentração e se auto-disciplinar para que não acabe prejudicando seus rendimentos diários.

Música

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Ouvir música pode ser uma boa pedida, mas não a sua favorita. Cancelar os ruídos externos do ambiente ao seu redor, é uma boa forma de manter sua concentração na atividade sendo realizada. Ouça um repertório que você já conheça, mas que seja indiferente. Para alguns pesquisadores de Taiwan, um sentimento muito positivo ou negativo pela trilha sonora, pode acabar te prejudicando mais.

Alimentação e hidratação

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Não só para manter a forma e outras da saúde que comer bem e beber água serve. Sua concentração pode ser muito afetada pelo que você come no dia a dia. Mas não apenas o que, mas também como você se alimenta. Para manter seu sistema atencional funcionando bem, ele precisa de energia e para tal, é necessário que você evite passar longas horas em jejum. Uma fruta, barrinha de cereais, suco ou algum lanche rápido entre as principais refeições pode ajudar muito. Ah! E se manter muito bem hidratado também.

Durma bem

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Éééé amigo. Dormir mal não te deixa apenas estressadinho, como também afeta seu rendimento. Um cérebro cansado não é capaz de aprender muito, memorizar quase nada e seu raciocínio acaba se tornando mais lento. Por isso, o indicado é dormir pelo menos 7 horas por noite e se possível, tirar aquela soneca rápida de 15 a 30min após o almoço, para poder se manter ativo durante o dia.

Organização

organized bob balaban GIF by Warner Archive

O caos faz com que seu cérebro também fique no caos. Seu sistema nervoso tende a repetir como camaleão o que está ao redor, ou seja, se o ambiente está bagunçado ele também vai estar. Para pessoas que precisam finalizar uma tarefa ou manter foco na mesma, mesa organizada é essencial. A ergonomia também conta, quanto mais desconfortável você estiver, mais seu cérebro vai focar no cansaço e menos no trabalho.

Divida sua jornada

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Ficar longos períodos fazendo a mesma atividade ou mantendo a concentração, infelizmente não funciona. Seu cérebro consegue focar na mesma atividade por até 60 minutos, mas depois disso sua concentração se esvai. Então o indicado é fazer essa atividade ininterruptamente durante esses 60 minutos e depois uma pausa de 10 minutos. Tome um café, uma água, vá ao banheiro, estique as pernas e confira as notificações do seu celular.

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