Lavar o carro pode parecer uma tarefa até um pouco simples, entretanto, é necessário ter cuidado até mesmo com o sabão que será usado para evitar que ele não estrague a pintura.

A limpeza do automóvel é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que pode prolongar sua vida útil, se não feita de forma correta pode acabar prejudicando a pintura, lataria, painel e até estofamento. Por isso trouxemos aqui algumas dicas para você deixar sua banheirinha sempre impecável.

  • Comece escolhendo os produtos corretos. Evite qualquer produto que possua álcool e solventes na composição. Prefira sempre os produtos à base de água e os sabões com pH neutro ou shampoos específicos para automóveis. Jamais use detergente, pois tira o brilho e pode manchar a pintura. Outra coisa que você deve evitar, são buchas e esponjas, pois elas acumulam resíduos que podem acabar agredindo a lataria. Hoje você já pode encontrar luvas específicas para isso, feitas de algodão e microfibra, que evitam efeitos negativos (como a imagem abaixo).
Dicas para manter a lavagem do seu carro em dia mesmo no frio hora do homem

Reprodução: internet

  • A lavagem deve ser sempre feita de dentro para fora e de cima para baixo, isso porque assim a sujeira vai descendo invés de fazer o caminho inverso. Você começa por dentro, passando aspirador de pó (atualmente alguns carros já vem com um e algumas marcas já vendem modelos específicos para automóveis), tirando os tapetes, limpando as portas, bancos e painel. Os tapetes você pode lavar com água e sabão, usando bucha, pois são feitos de borracha. Já o carro por fora você começa a lavar sempre pelo teto (não esqueça de fechar as portas e janelas, para não molhar o interior). Ah, e antes de começar a lavagem, passe uma água por todo o carro para tirar o grosso – como resíduos que podem acabar riscando a pintura quando você for esfregar).
Dicas para manter a lavagem do seu carro em dia mesmo no frio hora do homem

Reprodução: internet

  • Cuidados extras devem ser tomados, como lavar o carro apenas com água fria e quando o carro estiver frio para evitar manchas. O mesmo para lavar o carro durante o dia, faça sempre em lugar coberto, porque mesmo quando nublado ainda existem raios solares que irão secar o sabão e acabar manchando a pintura. Fique atento aos detalhes também, como limpar as borrachas de vedação das janelas e portas para evitar que elas ressequem e comecem a rachar (jamais utilize óleo nessa parte), o painel deve ser limpo com pano úmido e jamais esfregue a lataria com movimentos circulares, para evitar manchas posteriores.
Dicas para manter a lavagem do seu carro em dia mesmo no frio hora do homem

Reprodução: internet

  • Seu carro também precisa da finalização após a lavagem. Para que ele seque, deve-se mantê-lo em uma área coberta e tirar o excesso de água usando uma toalha ou um pano de algodão, microfibra ou silicone. Para os pneus, você pode usar o conhecido “pretinho”, um silicone próprio para deixar os pneus brilhosos. O painel interno e as portas também tem produtos próprios para usar, como óleo e silicone específicos para esse material, que também deixam uma cara de novo. Você também pode encerar o carro, mas isso deve ser feito com ele totalmente seco e a cera só pode ser usada em superfícies lisas (nada de plásticos e borracha). Você pode dar um toque final, deixando o interior perfumado usando aromatizantes que você encontra em vários formatos e cheiros – tem até de couro, pra parecer carro novo mesmo.
Dicas para manter a lavagem do seu carro em dia mesmo no frio hora do homem

Reprodução: internet

  • A frequência de lavagem indicada é de a cada 2 semanas. Mas em casos como excremento de pássaro, chuva com lama e até mesmo neve, deve-se lavar antes. Isso porque todos esses elementos podem acabar causando corrosão, desgaste e ferrugem desde a parte inferior até a pintura do carro. Por isso, não se deve negligenciar a lavagem do veículo nem mesmo no inferno. Supera esse medo da água fria pra garantir que seu carro dure mais, rapaz!
Dicas para manter a lavagem do seu carro em dia mesmo no frio hora do homem

Reprodução: internet

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin