A procrastinação é algo que aparece você querendo ou não, mas tem alguns truques e ferramentas que você pode utilizar para evitar essa ação e conseguir tornar o seu dia mais produtivo e realizar todas as suas tarefas pendentes.

Esse diagrama vai te ajudar a fazer tudo isso de uma forma mais dinâmica e satisfatória.

Essa tabela foi criada por Alex Vermeer e teve como inspiração o livro “Equação da Procrastinação”, de Piers Steel. Nesse livro você aprende a diferença entre a procrastinação e a preguiça, inclusive, é uma ótima dica de leitura para quem está buscando um bom livro e uma maneira de se tornar mais produtivo.

Bom, agora vamos explicar como funciona o diagrama que vai te livrar da preguiça e te tornar uma pessoa mais proveitosa com o seu tempo e as suas tarefas.

  1. Você entra no tabuleiro pelo alto onde estão os quadrados vermelhos (START).
  2. Você precisa responder as duas primeiras perguntas com muita precisão sobre o que você está evitando e o que te motiva. Ex: Ao invés de falar “trabalhar”, pode dizer “fazer aquela planilha de custos”.
  3. Assim que definir isso, pode avançar para um dos caminhos coloridos em volta.
  4. Depois de selecionado o caminho, você vai respondendo as perguntas e sendo provocado como uma medida de mudar a sua atitude.

Cada cor tem um significado e uma satisfação ao final da atividade, no azul você aumenta o valor e o prazer ao conclui sua tarefa. Já no amarelo, você aumenta a sua expectativa de sucesso e de recompensas e no verde, você lida com a impulsividade que te distrai, que te desmotiva e com a falta de foco.

Antes de julgar a tabela e achar que é brincadeira de criança, que tal dar uma chance para ela?

Ela foi produzida através de várias pesquisas e estudos então vale a pena tentar! Se quiser baixar a imagem com uma resolução maior, é só clicar aqui.

 

diagrama procrastinação

Reprodução: Internet

 

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin