A música conecta as pessoas e ela representa o que estamos sentindo em determinados momentos e até mesmo ajudam a perceber quem somos. Nada como curtir aquela música que você ama com pessoas que você ama. Além disso, muitas pessoas escutam certas músicas e bandas que foram apresentadas pelos seus pais e isso traz um significado ainda maior para essa época e música.

Um estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostra que uma das formas de você se aproximar do seu filho pode ser através da música e da dança, ambas promovem uma conexão maior entre as pessoas, afinal, a sincronia permite com que um laço maior seja criado entre elas.

A música tem um efeito muito grande entre as crianças e de acordo com a psicóloga Dra. Silvia Maria Gonçalves, estimular a musicalidade ajuda a desenvolver e aprimorar o conhecimento da criança durante o período de crescimento. E isso levantou uma questão sobre como a música afeta a criação dos filhos, sendo assim, eles reuniram 157 jovens adultos que quando pequenos ouviam música com os pais frequentemente e também iam em shows e tocavam algum tipo de instrumento.

Season 3 Dance GIF by NETFLIX

Durante a entrevista, os jovens falaram sobre memórias que tinham com os pais e como é o relacionamento atual com eles. As memórias começaram a partir dos oito anos e os resultados mostraram que ter experiências musicais com a família em todas as faixas etárias faz com o que o relacionamento entre eles melhore na fase adulta.

Jake Harwood, um dos professores da universidade, especificamente do departamento de comunicação que deu início e conduziu o estudo. De acordo com ele, a relação entre a música e o relacionamento familiar pode ser explicada por dois fatores, sendo eles: Coordenação e empatia. O professor explicou cada um dos fatores, a coordenação é vista nas atividades sincronizadas como cantar e dançar juntos, isso faz com que você tenha uma ligação maior porque está envolvido na atividade. Já a empatia é vista através das emoções que a música que está sendo tocada no momento traz, isso gera um sentimento de empatia porque está escutando com você.

De acordo com os resultados da pesquisa, a coordenação é o que mais influencia no relacionamento, mas ambos os fatores são importantes no desenvolvimento do relacionamento familiar.

Bobs Burgers Dancing GIF

Por que não unir o útil ao agradável e apresentar as suas músicas favoritas aos seus filhos e deixar com que eles mostrem o que eles gostam também? Essas atividades podem ser feitas em casa, no carro, em shows, etc.

Vocês fazem isso com os filhos de vocês ou já fizeram? Conta pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin