Quando algum app está em alta, os hackers são especialistas no desenvolvimento de malware, e como o Whatsapp está na lista dos apps mais usados, os usuários deste mensageiro também estão vulneráveis a diversos golpes – inclusive financeiramente. Esse é mais um motivo para ser cauteloso e cuidadoso, principalmente aqueles que acreditam e clicam em coisas sem buscar informação.
Se esse é o seu caso, comece a pensar duas vezes sobre aquele (suposto) novo recurso incrível, ou aquela promoção imperdível.
De acordo com a plataforma de gerenciamento de vulnerabilidades Antecipe, cibercriminosos estão aplicando um golpe de phishing no WhatsApp
O Programador Davison, 29, explica que o phishing é quando você é levado a uma página falsa que tem o objetivo de roubar informações (CPF, números de contas bancárias, senhas). É bem comum em e-mails. Geralmente este ataque ocorre seguindo a mesma metodologia:

1 – O usuário recebe uma mensagem contendo a divulgação da suposta promoção (ou cobrança de algum valor bancário).

2 – É preciso clicar sobre o link contido na mensagem e será exibida uma página da promoção falsa, ou um link para resolver a situação. Ali, os cibercriminosos podem coletar os seus dados sensíveis.

3 – Para participar da promoção será preciso compartilhar com os contatos ou se inscrever em algum serviço cobrado por mensagem de SMS.

Além de poder invadir seu celular e roubar algumas de suas informações esse método implica na propagação em massa do golpe devido a “divulgação” da promoção pelas próprias vítimas. Os casos mais recentes foram envolvendo duas empresas, um golpe usava a marca O Boticário usando como isca um vale-presente no valor de R$150,00, e outro golpe ofertava ovos de páscoas gratuitos usando o nome da Kopenhagen.
Para não cair nessas armadilhas é aconselhado que você não clique em links suspeitos, ou enviados por pessoas desconhecidas. E sempre se informe.
O próprio whatsapp disponibilizou uma cartilha dando dicas de como identificar mensagens duvidosas, confira:

infografico do whatsapp

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin