O problema que assombra muitos homens, tantos o iniciante na vida sexual, como os mais velhos, é mais comum do que se imagina. Pelo menos, em algum momento da vida pode ter acontecido com você. Porém, quando o problema é frequente, então é preciso estar atento para descobrir a causa.

O que você não sabe é que, o motivo, muitas vezes é desencadeado a partir de um conflito emocional, mental ou até psicológico. Muitos homens passam meses e até anos escondendo o problema por vergonha. E, a boa notícia é que existe tratamento.

A ejaculação precoce surge quando o homem tem dificuldades e não consegue controlar o momento da ejaculação, ou seja, não existe uma média de tempo que classifique a gravidade do problema, já que depende da intimidade do casal.

Agora se, o sintoma persiste em todas as relações sexuais, e muitas vezes, antes mesmo da penetração, talvez tenhamos o primeiro indício. Em média, para atingir o orgasmo, o homem demore cerca de 2 a 5 minutos, após introduzir o pênis.

Para você entender melhor, o processo ejaculatório é dividido em duas etapas para o corpo humano: A primeira ocorre quando a próstata expulsa o sêmen, que passa pela vesícula seminal e canal ejaculatório para a uretra. A segunda parte é quando este líquido deixa a uretra e chega até o pênis, no momento do clímax. Aos homens que possuem esta dificuldade, todo o processo acontece rapidamente.

Infelizmente, as consequências da ejaculação precoce podem tomar proporções maiores. Já que podem desencadear frustração, ansiedade, alto nível de estresse e, na maioria das vezes, faz com que o homem evite o ato sexual. Assim, o problema pode trazer grandes prejuízos na qualidade de vida, e o que poderia ser apenas um dia ruim, pode causar início da disfunção sexual.

Você sabia? Todo o processo é comandando pelo sistema nervoso central e, tanto a urina quanto à ejaculação são comandadas pelo esfíncter uretral externo. Numa situação de nervosismo, o órgão relaxa involuntariamente e, o processo de ejaculação acontece mais rápido do que o habitual.

Causas da ejaculação precoce

– A ansiedade é um dos motivos que podem desencadear o problema. A condição dificulta o controle da ejaculação na hora do ato e, o resultado disso é sentir-se mais ansioso. Assim quanto maior a adrenalina, maiores são as chances de ocorrer antes do tempo.

Um exemplo, são os jovens, que inexperientes e inseguros na hora do sexo tornam-se fortes candidatos por desenvolver o problema. Na medida que ficam mais velhos e, ganham experiência, acabam que relaxando e tendo controle sobre o seu corpo.

– Para os grandinhos, a ejaculação precoce pode ser desencadeada por uma hipersensibilidade na glande do pênis. A resposta ocorre mesmo, com a menor estimulação.

Neste caso, os especialistas utilizam um aparelho chamado bioestesiômetro, responsável por medir a sensibilidade através de pequenos sinais vibratórios que analisam o tempo de resposta do órgão. Geralmente, o exame é utilizado para verificar se isto, pode ser a causa do problema.

– Outro fator que pode ser o motivo da disfunção, e o baixo fluxo sanguíneo da região. Neste caso, o problema atinge os homens com idade mais avançada.  A falta de circulação no pênis pode resultar na ejaculação precoce, e em alguns casos, o processo de expulsão do sêmen ocorre antes mesmo do seu enrijecimento total.

– O uso de drogas, bebidas alcoólicas e até mesmo de cigarros podem contribuir para o problema. Por agirem no sistema nervoso central, as drogas possuem efeito estimulante e com isso, as áreas sensoriais ficam superexcitadas e sensíveis ao toque, resultando na ejaculação precoce.

– Já o cigarro e as bebidas alcoólicas têm efeito contrário e, quando usados em doses exageradas provocam a perda da libido e, consequentemente, os sentimentos de frustração e ansiedade.

Foco no pênis

Agora que você conheceu algumas causas da ejaculação precoce, vamos às indicações de tratamentos.

A Terapia Sexual é um dos tratamentos mais indicados, sim você leu corretamente! Por tratar-se de um problema que, na maioria das vezes é desencadeado por fatores psicológicos, falar sobre o caso com um profissional, além de aprender alguns exercícios que podem inibir a rápida ejaculação, provocar uma ereção e até mesmo controlar o momento exato do clímax, podem ser a grande solução para a disfunção sexual.

Os profissionais da saúde, urologistas, psiquiatras e até clínicos gerais, também costumam indicar medicamentos antidepressivos, que inibem a receptação de serotonina disponível no cérebro. O resultado é a baixa do nível de ansiedade e o controle da ejaculação.

Já, os medicamentos para disfunção erétil são eficazes apenas nos casos em que, o homem chega ao clímax antes do pênis ficar ereto. As pomadas anestésicas podem também ser uma boa pedida, uma vez que, diminuem a sensibilidade e retardam o processo ejaculatório. O uso da camisinha também possibilita o mesmo efeito de inibir a hipersensibilidade.

Técnicas de quatro mãos

A parceira, no momento em que ocorre a ejaculação precoce, pode ser uma grande aliada na solução do problema. O clima constrangedor pode dar lugar à um momento de estimulação sensorial, além de contribuir no conhecimento do corpo do outro.

No ato sexual, ao perceber que a chegada do clímax será bem antes do esperado, diminuam o ritmo e o homem deve distrair o pensamento, voltando-o para outro assunto. A ereção irá diminuir e a atenção para a mulher deverá aumentar com o intuito de proporcionar o momento de prazer, resultando no orgasmo em conjunto.

A técnica de apertar o pênis até que ele seja estimulado ou que, chegue ao momento da ejaculação pode auxiliar neste processo.  O movimento de apertá-lo por 30 segundos da sua base até a glande pode estimular que o homem chegue ao orgasmo.  Para retardar o processo, ele pode ser pausado até o homem alcance o ápice do prazer.

A estimulação do períneo, a área entre o saco escrotal e o ânus pode ajudar a parar a ejaculação na primeira etapa, quando o sêmen atinge a próstata. Outra técnica é afastar os testículos do corpo antes do orgasmo pode atrasar a ejaculação.

Agora que você já sabe que, a ejaculação precoce é mais comum do que imagina. Relaxe e curta os momentos de muito prazer.

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin