Com uma mente brilhante e um arsenal de filmes mindfuck na carreira, Chistopher Nolan é um dos diretores mais inovadores da atualidade. O universo dos filmes normalmente foge do padrão apresentando ao público, uma história aparentemente sem sentido ou solução e ao final, virando totalmente o roteiro de forma que todas as cenas se amarram perfeitamente e nos dão um final totalmente diferente do que aparentava.

Christopher Nolan é um britânico de 47 anos que trabalha normalmente junto com o seu irmão, Jonathan Nolan, que por ser roteirista de diversos filmes nos quais Christopher foi o diretor, acaba não sendo tão conhecido quanto o irmão, mas que também é tão brilhante e digno dos méritos, quanto.

Seu primeiro filme de grande sucesso foi Amnesia, mas foi com as histórias de quadrinho do Batman, e o ganhador do oscar Heath Ledger que Nolan deixou seu nome no Hall da fama. A trilogia O Cavaleiro das Trevas ficou conhecida como os melhores filmes do super-herói até então.

Não conhece o trabalho de Nolan? Separamos alguns dos principais projetos do diretor, além do recém lançado filme, o Dunkirk, que já está dando o que falar, e que vão explicar porque a mente de Nolan é um universo fascinante.

1.Dunkirk

O último filme do diretor foi aos cinemas na última quinta-feira – e mais uma vez, é uma história não linear fascinante. O filme acontece durante a Segunda Guerra Mundial, onde soldados aliados da Bélgica, Império Britânico e França estão rodeados pelo exército alemão aguardando um resgate, reforços ou algo que possa ajudá-los.

Todo o enredo do filme é extremamente inteligente e transmite muito bem – através da trilha sonora, dos cenários, efeitos – a tristeza e o caos da guerra.

Claro que vindo de Christopher Nolan, não poderia ser somente mais um filme de guerra. Não espere encontrar sangue, violência e drama em larga escala. Apesar de tais coisas não serem totalmente inexistentes no filme, elas não são o foco na história.

Christopher Nolan tem ganhado prestígio pelos filmes inovadores e vale a pena acompanhar o trabalho enigmático do diretor.

2.Interestelar

Provocativo, envolvente e grandioso, o filme Interestelar foi produzido pelos irmãos Nolan e levou cerca de dez anos de pesquisa para a realização do longa. Na história, a terra está com os dias contados e Cooper (interpretado por Matthew McConaughey) é chamado para liderar um grupo de cientistas em busca de um planeta habitável. Como o estilo do diretor pede, o filme conta com uma história não linear que quanto mais perto do final você chega, menos você entende, até o momento é que a cena final é revelada e todas as peças se encaixam.

Mas além disso, é um filme sobre a humanidade, sobre o que somos capazes de fazer por quem amamos e por outro lado, sobre nossas curiosidades e o quão longe podemos ir para alimenta-la. Expressa empolgação, dor, desespero, adrenalina, e principalmente, nos faz refletir sobre, após assistir ao final da obra.

Esse longa foi baseado em uma das histórias mais queridas pelo diretor, o filme de Stanley Kubrick e à obra de Arthur C. Clarke, 2001: Uma odisseia no espaço, onde realmente podemos perceber algumas referências.

O filme conta com efeitos especiais surpreendentes, um elenco extremamente talentoso e uma história diferente de qualquer outro filme que você já viu. Interestelar é uma ficção científica de quase três horas que vai te prender ao filme do começo ao fim.

3.A Origem

A Origem é um dos filmes mais conhecidos do diretor e conta com uma história inovadora, criativa e fora da nossa realidade. Cobb (interpretado pelo Leonardo DiCaprio) é um perito na arte de invadir a mente humana a fim de captar segredos ou plantar ideias do inconsciente durante o sono. O filme é paralisante e com cenas tão bonitas quanto lógicas e inteligentes.

O roteiro, é complexo e conta com uma criatividade fora do normal, deixando todos os espectadores fascinados. Ele consegue captar a essência das lembranças humanas, e utiliza-las para criar outro universo, que confunde a mente do espectador entre realidade e imaginação.

O filme recebeu inúmeras indicações a prêmios internacionais, ganhando 4 estatuetas do Oscar. E se tornou um dos melhores filmes para assistir do século XXI. Se você ainda não viu, vale a pena! Afinal, não é sempre que vemos um filme tão bom.

4.Amnésia

Escondido no seu Netflix, Amnésia é uma das histórias mais perturbadoras dos irmãos Nolan. O filme foi inspirado no livro de Jhonatan Nolan “Memento Mori” e conta a história de Leonard, um homem que sofreu um grave acidente e acabou não se lembrando de mais nada dali para frente. Qualquer detalhe que possa ser dado sobre o decorrer dessa história, seria um spoiler, então o que podemos dizer é que esse filme, tanto quanto os grandes sucessos do diretor, valem o seu tempo.

Foi o primeiro sucesso de Nolan, e explodiu nas telinhas, não é à toa, este foi o filme que Nolan se mostrou tão instigante.

Um filme de suspense, e que suspense não? A história é contada de trás para frente, e precisa que você coloque toda a sua atenção nele. Só assim você vai conseguir captar toda a história e não perder nenhum detalhe importante dele, afinal, o filme está cheio deles.

E você, qual o seu filme preferido do Chistopher Nolan?

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin