Pense no esporte que mais cresce no país. Pensou? Se a sua resposta é futebol americano, parabéns: a modalidade esportiva febre nos Estados Unidos bate recorde a cada ano em terras brasileiras. O investimento de emissoras de televisão fechadas, como a ESPN, trouxe mais dessa modalidade que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. E há um motivo especial para isso: a National Football League, ou popularmente conhecida como NFL. Veja como a principal competição de futebol americano faz tanto sucesso no Brasil.

Audiência surpreendente

A própria ESPN nos dá um dado incrível: a audiência da NFL, num período analisados dos últimos quatro anos, cresceu nada menos que oito vezes. O que antes parecia uma aposta das emissoras no começo da atual década hoje é fonte de valiosos patrocínios e fãs que já sabem o nome de todos os jogadores das equipes que escolheram para torcer. O intercâmbio entre comentaristas e analistas táticos – visto que o esporte tem uma amplitude de dados de dar inveja a qualquer outro esporte – credenciou para que ficasse mais fácil entender como funciona a dinâmica do futebol americano.

Brasileiro gosta de jogo que vale o título

Se você nunca assistiu ao Super Bowl, é bom descer logo para o planeta Terra e acompanhar um dos maiores espetáculos esportivos ao lado da abertura/encerramento das Olimpíadas e de uma final da Copa do Mundo. A grande decisão da NFL gera em torno de US$ 500 milhões, com a presença de grandes músicos de variados gêneros.

E o Brasil novamente deu show e mostrou que está cada vez mais encantado pelo esporte: só com os dados dos pacotes de TV paga, foram 750 mil pessoas que acompanharam o Super Bowl – 35% em relação a 2016, segundo dados da própria emissora. Quer mais? O Ibope registrou que 62% dos assinantes dos canais privados com o televisor ligado estavam acompanhando o Super Bowl em 2016.

Futebol americano

Internet: uma poderosa aliada da NFL no país

Não conseguiu assistir ao jogo ou não tem uma TV por assinatura? Esse era um problema que ficou lá para trás: a internet revolucionou o modo como o brasileiro se relaciona com a NFL, pela capacidade de acompanhar uma das maiores competições do mundo de várias maneiras. Uma delas é o Twitter, que passou a transmitir gratuitamente 10 jogos por temporada – e isso que você nem precisa ter uma conta nesta rede social!

Os sites especializados, como o da própria ESPN, e os inúmeros blogs de fãs amantes do esporte também tiveram impacto profundo no sucesso que a NFL atingiu no Brasil. Hoje, uma breve pesquisa no Google e algumas horas sentado em frente ao computador podem tornar qualquer um expert no assunto. Isso tudo graças à internet.

Uma dica: acompanhe a NFL

Se você ainda não acompanha a liga de futebol americano, pare algumas horas para ver os principais motivos que este esporte vem se tornando o que mais cresce no Brasil. Mesmo com poucas semelhanças em relação ao futebol praticado nas terras tupiniquins, é acessível para todos, prometendo diversão e jogadas que, quanto mais você assistir, melhores ficarão!

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn