Esse esporte está em alta e nós vamos explicar o que você precisa saber para acompanhar a temporada da NFL e ter um novo time favorito.

Enquanto o campeonato do Brasileirão não volta, que tal partir para o Futebol Americano? O esporte começou a ter uma visibilidade muito maior do último ano para cá, tendo até times brasileiros jogando no país.

Muitas pessoas ainda têm dificuldades de entender como funciona a dinâmica da partida, mas vamos explicar tudo o que você precisa saber para acompanhar os times.

O campo

Com 120 jardas, ou seja, 109,7 metros, o campo de futebol americano tem 53,3 jardas (49,92m) de comprimento e 1 jarda (0,9144m) de largura. As jardas são marcadas uma a uma, nas linhas inteiras são marcados os múltiplos de 5 e no gramado são marcados os múltiplos de 10.

Além dessas marcações, existem as endzones que são as áreas no final das duas pontas do campo. Elas tem 10 10 jardas por 53,5 jardas com duas traves em forma de Y.

Objetivo

Ao contrário do que muitos pensam o objetivo do futebol americano não é força e nem violência. Tudo se baseia na estratégia, ele consiste na conquista de território.

O principal objetivo é chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. Quanto mais vezes conseguir, mais pontos serão somados.

Posições e funções

O jogo tem 11 jogadores em campo por vez, no entanto, são 53 atletas no elenco. Desse número, apenas 46 são selecionados para as partidas da temporada.

O time de ataque é composto por: Quarterback, Running Back, Wide Receiver, Tight End, Center, Offensive Guard e Offensive Tackle.

O time de defesa é composto por: Defensive Tackle, Defensive End, Outside Linbackers, Inside Linebacker, Cornerback e Safety.

E os especialistas que só entram em campo para field goals, retornos, kickoffs e punts são: Kicker, Punter e Long Snapper.

Ataque

Algumas outras posições de ataque são o Tight End (TE), ele divide as funções de proteção e também atua como recebedor. Existem também as posições: Center (C), Offensive Guard (OG) e Offensive Tackle (OT).

Esses jogadores são responsáveis por dar mais tempo para o quarterback fazer os passes e abrir espaços.

Defesa

Outros jogadores da defesa são o Defensive End (DE) e Defensive Tackle (DT), eles fecham os espaços para as corridas por dentro e tentar chegar no quarterback adversários.

O Cornerback (BC) tem a função de impedir o passe do quarterback e não deixar espaço para os adversários fazerem a recepção.

Safety (S) são os jogadores que ficam mais ao fundo do campo e marcam os passes longos do quarterback e aproximam os linebackers.

Equipamentos

Os equipamentos estão sempre em evolução para evitar lesões e machucados, afinal, no esporte há muito impacto.

O equipamento obrigatório da NFL são os capacetes, protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos. Também pode ser utilizada uma proteção para as costelas, caso o jogador queira.

Os árbitros

São sete juízes ao total, sendo um deles o principal que fica logo atrás do quarterback com um boné branco. Os outros seis são auxiliares, eles ficam espalhados pelo campo com um boné preto.

As faltas são marcadas quando um árbitro joga um pano amarelo em campo, em seguida, avisam pelo microfone qual a falta, quem cometeu e qual a punição.

Tempo de jogo

Ao total o jogo possui 60 minutos, ele é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada.

Pontuação – Como funciona?

No futebol americano existem três formas de pontuar na partida, a principal é o Touchdown, ela é realizada quando o jogador possui a posse de bola dentro da endzone do outro time, isso pode ser feito recebendo a bola dentro da área ou correndo para dentro dela já com a bola em mãos.

Reprodução: G1

Após o a confirmação do touchdown, o time tem duas opções para conseguir pontos extras. Sendo elas: um chute simples que acerte dentro do “Y” ou entrar novamente na endzone.


Reprodução: G1

A segunda forma de pontuação é o field goal, o kicker faz o chute passar por dentro da trave ao final do campo. Se ele errar, o time adversário tem a posse da bole no último ponto do chute para tentar um ataque.


Reprodução: G1

O Safety também é uma forma de pontuação, ele é a única feita exclusivamente pela defesa. Quanto um tackle é executado, ou seja, derruba um rival ou quando tira o adversário de campo dentro da própria endzone, o time ganha dois pontos.

Outra opção dessa pontuação é quando o Quarterback faz um passe para se livrar da bola e não ser derrubado pelos adversários, sendo assim, na jogada seguinte eles continuam com a posse da bola.

O jogo – Como começa?

O sorteio é feito com uma moeda, assim como no futebol tradicional. O time que começar sem a bola é que irá dar o chute inicial, enquanto o outro time se prepara para receber o chamado “kickoff”.

Kickoff

O retornador do time recebe a bola e pode escolher entre duas opções: 1) Fazer um retorno, ou seja, avançar com a bola para ter uma boa posição no campo. 2) Ajoelhar no chão e desistir de retornar, caso ele opte por essa opção dentro da sua própria endzone, o time de ataque começa o jogo na linha 25 das jardas do campo da defesa.

Retorno do Kickoff

Dependendo do que o retornador decidir, caso ele decida avançar, os jogadores abrem espaço bloqueando os adversários para que ele chegue o mais longe possível. Tudo isso enquanto os adversários tentam derrubar ele para impedir o seu avanço.

Onde o jogador for derrubado é o ponto que se iniciará o ataque da 1ª descida. Caso atravesse o campo e entre na endzone do time adversário, é marcado um touchdown, sendo assim, o seu time chuta o kickoff para o rival atacar.

1ª descida (down)

O time atacante tem como objetivo conquistar no mínimo 10 jardas para continuar avançando. Eles tem quatro chances para fazer isso acontecer, sendo duas para jogadas básicas como o passe e as corridas.

Cada jogada é combinada antes da tentativa. Caso eles não consigam avançar após as tentativas, eles perdem a posse de bola e o time adversário continua do ponto onde a última jogada ocorreu.

Perda de posse de bola

Existem algumas formas de você recuperar a posse de bola durante o jogo, chamados de turnovers. Além de impedir que o time adversário avance o mínimo de jardas (10), você tem outras duas opções: fumble e a interceptação.

Fumble

Ele ocorre quando o jogador que tem a posse solta a bola antes de encerrar a jogada. Sendo assim, a bola será de quem pegar ela primeiro e manter o controle.

Ataque: caso o ataque recupere a bola, a jogada continua do mesmo lugar onde ela foi pegada.

Defesa: caso a defesa pegue a bola, eles atacam onde a jogada foi encerrada.

Interceptação

Essa jogada acontece quando um jogador do time adversário recebe o passe ao invés de alguém do mesmo time do que lançou a bola.

Se isso acontecer, o jogador não pode permitir que a bola encoste no chão até chegar na endzone e marcar um touchdown. O ataque começa onde o jogador foi derrubado.

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin