Não vamos fantasiar ou esconder isso, o divórcio é sim, uma das situações mais difíceis que um homem pode passar. Isso porque envolve muitas coisas como – a principal delas – o fim de um relacionamento que foi construído durante anos visando o para sempre, a separação dos laços familiares criados com o decorrer do tempo, a burocracia do divórcio, com todas as papeladas e auditorias e em muitos casos, a readaptação dos filhos.

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2014, revela que na última década o número de divórcios cresceu em 160% indo de 130 mil em 2004 para 321 mil divórcios em 2014. Isso revela antes de tudo a mudança comportamental da sociedade, que aos poucos tem encarado não só o casamento, mas o valor de relacionamentos saudáveis com outros olhos.

Separamos algumas coisas imprescindíveis que você precisa fazer durante esse processo:

  1. Não fuja do sentimento

Um dos erros mais comuns que um homem pode cometer durante um divórcio é o de fingir a qualquer custo – até para si mesmo – de que está tudo bem. Expressar o sentimento que esse processo está proporcionando é essencial para que o seu psicológico não seja ainda mais afetado e desencadeie problemas como ira, isolamento e até mesmo depressão.

Além disso, é necessário viver intensamente esse sentimento durante a recuperação dele, para que depois você possa seguir em frente sem resquícios. Muitos psicólogos alertam sobre as consequências de sentimentos guardados. As chamadas “doenças psicossomáticas” são frutos de sentimentos e problemas guardados e alimentados que não foram expressados ou resolvidos. Encare, sofra, resolva, mas não fuja do que deve ser vivido.

  1. Mude a sua rotina

Uma das dicas mais eficientes a respeito da perda de algo é essa: mude a sua rotina. Você estava acostumado com uma vida com pessoas a sua volta, e precisa aprender a lidar com você mesmo e esquecer as coisas que faziam em conjunto durante a rotina. Mude o horário da academia, o dia do banco, o lugar onde almoçava, enfim, readapte sua vida para uma nova realidade. Isso vai te ajudar a encarar essa nova fase mais rapidamente.

  1. Não se isole

Muitos homens depois de se divorciarem, passam por um longe tempo fugindo de amigos e parentes para não lidar com os questionamentos, os conselhos ou simplesmente porque prefere viver essa fase sozinho. Por mais importante que seja ter esses momentos, não se isole totalmente de pessoas que estão ao seu redor querendo ajudar, incentivar e etc.

Aproveite as mudanças para começar uma nova atividade, ir a lugares diferentes, conhecer novas pessoas e se readaptar.

  1. Procure sim um novo relacionamento, mas não agora

Essa dica não pode ser vista como uma regra, porque existem casos e casos, cada um com suas observações. Por isso esse tópico deve ser analisado de acordo com a sua realidade e o momento que você está vivendo.

Depois de sair de um casamento muita coisa vai mudar na sua vida, e não só a rotina e compromissos, mas internamente, as coisas vão ser diferentes. A carência de alguém por perto pode bater, a necessidade de uma parceira pode ser intensa nessa fase, mas é muito importante você entender, processar e aceitar tudo que essa nova fase indica, para então assumir outro compromisso.

O divórcio pode ser sim um processo complicado, mas com maturidade, paciência e apoio de pessoas especiais o processo vai se tornar mais fácil e tranquilo. Se você já passou por isso, não deixe de comentar com a gente como foi e o que você fez para se readequar a essa nova fase.

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn