Já pensou em trazer de volta a magia que era jogar em um Super Nintendo dos anos 90? Agora você pode! Existem diversos aplicativos, mais conhecidos como emuladores, que transformam o seu celular no videogame. Com eles você consegue lembrar da sensação que era passar horas se divertindo com o Super Mario, Street Fighter, Mortal Kombat, Mega-Man e outros jogos daquela época.

Mas como funcionam esses apps? Simples! Os emuladores têm como função reproduzir as características de um sistema em uma outra plataforma. Nesse caso, seria como se tivesse um Super Nintendo dentro do seu celular. Como não existem atualizações de jogos nem consoles novos, essa foi a saída para os amantes do videogame, que foi lançado há mais de 20 anos.

Há também versões de emuladores para computador, que reproduzem fielmente os jogos. Entretanto, como nossa intenção aqui é falar de plataformas mais compactadas, separamos uma lista desse tipo de aplicativo (tanto para quem tem Android quanto iOS) para que você possa ativar a nostalgia e jogar seus games antigos favoritos, tanto no seu smartphone quanto no seu tablet! É importante lembrar que quem tem Android sai ganhando, já que existem mais opções para esse sistema.

Disponíveis para Iphone ou Ipad:

  • Snes9x EX: esse emulador, um dos melhores para dispositivos iOS, oferece todo o catálogo de jogos da Nintendo. Não ocupa tanto a memória e ainda por cima é gratuito. Para baixá-lo, basta ir na App Store. Já pensou relembrar tantos jogos inesquecíveis na palma da sua mão?
  • Retro Gamer Free: o aplicativo funciona tanto para quem quer jogar games do Super Nintendo quanto do Nintendo. Disponível somente no idioma inglês e também grátis, ele é compatível com o sistema iOS e já vem com uma lista de diversos jogos para você se divertir.

Disponíveis para Android:

  • RetroArch: gratuito, o app já oferece games pré-baixados, tanto antigos quanto novos. Além de ter jogos do Super Nintendo, ele também é bom para quem quer aproveitar outros tipos de consoles, como Playstation 1, Game Boy e outros. Segundo especialistas, é um dos mais completos – se não for o maior – emuladores já vistos. No entanto, por causa disso, ele pode ocupar um pouco do espaço do seu dispositivo.
  • Snes9x EX+: assim como no iOS, ele também está disponível para Android, mas ainda numa versão melhor. A diferença entre o Snes9x EX e o Snes9x EX+ é que, enquanto a primeira versão roda em dispositivos mais antigos e fracos, o segundo tem uma melhor qualidade na hora de reproduzir os jogos. No entanto, para isso, ele precisa de um processador que seja de maior nível.
  • SNESoid: todo o catálogo do Super Nintendo está disponível nesse emulador para Android. Demais, não é mesmo? Você poderá jogar muitos games famosos dos anos 90 ao baixar este app, que também é grátis.
  • Happy Chick: outro aplicativo que oferece centenas de jogos de diversos consoles, entre eles o Super Nitendo. A grande vantagem do Happy Chick é que você já pode baixar os jogos diretamente do app, sem precisar usar outra ferramenta para isso. Na hora de fazer o download, apenas preste atenção qual game está disponível para cada tipo de console. Ah, e você não precisa pagar nada para aproveitar esse emulador.

Para quem gosta muito do SNES e sente falta de jogar do jeito antigo, a Nintendo anunciou em junho que uma nova versão do console começará a ser vendida a partir do fim de setembro deste ano. O game será chamado de Super NES Classic Edition e terá 21 jogos em sua memória. Nos Estados Unidos, deve custar US$ 80 (aproximadamente R$ 252). Infelizmente, ainda não se sabe quando o produto estará disponível no Brasil, já que a fabricante japonesa não tem uma representante aqui.

Mas aproveitando que estamos nessa “sessão nostalgia”, que tal elencarmos alguns jogos inesquecíveis dos anos 90 e que fizeram muito sucesso com a criançada e os adolescentes daquela época? Nós temos certeza de que assim que acabar de ler esse texto, você vai correr para o seu smartphone e já baixar os games!

  • Super Mario Word: certamente o jogo mais querido pelos fãs, lançado no ano de 1990. Na companhia de Yoshi, Mario encara diversas aventuras. Quem aí lembra?
  • Street Fighter 2 Turbo: para quem gostar de luta, esse é um ótimo jogo. Gamers atacavam nas manobras mais diferentes para derrubar seus adversários. Foi criado em 1991.
  • Mortal Kombat: outro jogo, inventado em 1992, para os amantes de luta. Era só escolher com qual personagem você iria brincar e estar pronto para o “fatality”!
  • Mega Man X: disponível a partir de 1993 no Japão e 1994 na América do Norte, servia para quem gostava bastante de ação e tinha um dos personagens mais populares da Nintendo.
  • Disney’s Aladdin: baseado no filme de mesmo nome e criado em 1993, era um jogo mais “calmo” e simples em relação aos outros do catálogo do SNES.
  • Donkey Kong Country: lançado em 1994, o jogo consistia na parceria de Donkey Kong e seu sobrinho, Diddy Kong, em recuperar suas bananas roubadas por um vilão.
  • International Superstar Soccer: obviamente, este é para quem gosta de futebol e esporte. Foi lançado em 1994 no Japão.
  • Legend of Zelda: A Link to the Past: com ano de lançamento em 1991, o jogo consiste no herói Link salvar a princesa Zelda. Game para quem gosta de ação e aventura, além de um aspecto histórico.
  • Super Mario Kart: outro jogo que fez muito sucesso com os fãs de Mario. Do ano de 1992, servia para você escolher um personagem e tentar ganhar a corrida. Pode ser considerado um dos clássicos da Nintendo.
  • Side Pocket: um dos mais antigos, lançado em 1986, é uma série de jogos de bilhar. Mesmo assim, encantava muitos fãs que se achavam expert na sinuca.
  • Top Gear: jogo eletrônico lançado em 1992 que envolvia corridas. O objetivo, no caso, era se tornar o maior e melhor piloto depois de correr em diversos países do mundo.
Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin