Muita coisa dos anos 90 e 2000 deixaram saudade e é sempre bom lembrar daquela época. Se você teve a oportunidade de ter ou mexer em um computador durante esses anos do começo da internet, deve lembrar de alguns programas que marcaram, ajudaram as pessoas a se conectar, baixar músicas e navegar.

Os sites eram mais precários e os conteúdos oferecidos eram um pouco diferentes, tudo isso combinado com uma conexão lenta com a internet. Esses programas foram o primeiro contato de muitas pessoas com essa novidade da tecnologia e marcaram uma era. Agora estão no limbo, mas ainda estão nas lembranças das pessoas.

Napster

naspster

Reprodução: Internet

O Napster surgiu em 1999 e foi o primeiro compartilhador P1P. Ele permitia que fossem compartilhados arquivos de música entre si. Esse programa foi o pioneiro e serviu como inspiração para muitos outros que estão aí até hoje.

Kazaa

kazaa

Reprodução: Internet

O Kazaa foi lançado em 2001, o programa oferecia um acesso rápido e direto a arquivos de áudio, vídeo, imagens e texto compartilhado pelos usuários. Era o ambiente perfeito para quem queria baixar e compartilhar arquivos.

ICQ

icq

Reprodução: Internet

O programa foi lançado em 1996 e marcou a história, ele foi um dos mais importantes programas de mensagens instantâneas de todos os tempos. Durante a conversar os usuários poderiam se encontrar por meio de um sistema de busca, o ICQ utilizava uma sequência numérica como chave de identificação.

MSN Messenger 

msn

Reprodução: Internet

Esse é mais recente e muitos jovens de hoje tiveram o prazer de conhecer, o MSN foi lançado em 1999 e ultrapassou o seu concorrente em pouco tempo. Dentro do programa de mensagens instantâneas, você podia adicionar pessoas a sua rede, criar conversas em grupo, jogar jogos disponíveis no software e ainda mostrar qual música você estava ouvindo no momento. Infelizmente em 2012 eles anunciaram a descontinuidade do programa.

LimeWire 

limewire

Reprodução: Internet

Esse programa também é um pouco mais recente do que os demais, esse era um software de compartilhamento de arquivos como o Kazaa. Ele era mais utilizado para a troca de músicas e filmes, visto que o programa também possuía um suporte para BitTorrent. O programa ficou no ar por 10 anos e após muitas brigas judiciais em 2010 ele teve o seu fim.

E aí? Qual deles você se lembra com maior nostalgia? Qual gostaria que voltasse? Conta pra gente:

Deixe seu comentário aqui
Gostou? Compartilhe com os seus amigos!Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin